O CONTRIBUTO PAROQUIAL
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, enquanto subdivisão territorial da diocese de Viana do Castelo, abrange todo o sector oriental da cidade de Viana do Castelo, que vai do Carmo à Abelheira, e acolhe diariamente as necessidades materiais e espirituais deste vasto e heterogéneo núcleo populacional.
Uma Paróquia não se define apenas como unidade territorial ou eclesiástica, mas essencialmente como uma comunidade de pessoas, que se apoiam mutuamente, de acordo com as suas possibilidades e valências (exemplo disso os nossos voluntários, que diariamente prescindem de algum do seu tempo para apoio às atividades sociocaritativas, formativas e litúrgicas). Sem eles não conseguíamos satisfazer todas as necessidades.
O contributo paroquial, também designado de côngrua, é uma contribuição anual dos paroquianos para as despesas do regular funcionamento da Paróquia de modo a cobrir, nomeadamente, as seguintes necessidades:
· Conservação e manutenção corrente das duas igrejas e equipamentos anexos, bem como obras de maior fôlego que o tempo e desgaste de estruturas e materiais vão exigindo;
· Cartório e Serviços com as inerentes exigências de mobiliário, equipamentos e material de secretaria, água, luz, comunicações, informática…, quer para apoio às actividades de catequese, culto e sacramentos, quer para o normal serviço de expediente e correio;
· Produtos e bens atinentes à especificidade do culto e celebrações litúrgicas: cera, flores, guisamentos, entre outros;
· Seguros e sistemas de segurança, designadamente para protecção da arte-sacra e prevenção de incêndios;
· Salários e encargos sociais com sacerdotes, sem outra actividade permanente a não ser o cuidar dos paroquianos, e um sacristão, de que por falta de meios a Paróquia não dispõe, aos quais se deve proporcionar meios de subsistência adequados à dignidade e exigência das funções desempenhadas. De salientar que, actualmente, estão dois clérigos adstritos a esta Paróquia.
· Acções de caridade: alimentação, roupas e apoio a necessidades básicas de pessoas carenciadas;
· Acções de Evangelização, Pastoral da Catequese e formação, suas celebrativas Pastoral da Liturgia.
A SATISFAÇÃO DESTES ENCARGOS É ESSENCIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA PARÓQUIA E PARA A BOA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE, O QUE SÓ É POSSÍVEL COM UM MAIOR ESFORÇO DE TODOS.
A CÔNGURA RECOLHIDA EM 2019 NÃO CHEGARIA PARA UM ORDENADO MÍNIMO NACIONAL A PAGAR A UM SACRISTÃO.
As primitivas comunidades cristãs caracterizavam-se pela partilha. “A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma. Ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas entre eles tudo era comum” (Actos 4,32).
Recuperando o espírito dos primeiros cristãos, esperamos que cada um possa contribuir de acordo com a sua consciência e possibilidades. Só Deus conhece verdadeiramente o valor real de cada oferta.
Junto com esta mensagem, enviamos uma ficha da família, que poderá ser entregue no Cartório Paroquial, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Largo das Carmelitas. A inscrição na Paróquia é fundamental para quaisquer atos que envolvam emissão de documentos ou outros serviços. No ato de entrega, poderão fazer o vosso contributo anual.
Contamos convosco!
Um abraço do vosso Pároco e do diácono que será ordenado em Novembro passando também a ser o novo Vigário Paroquial.
Pe. Artur Coutinho